Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal. Possui inúmeras atrações turísticas e os seus bairros típicos atraem visitantes pelas suas características peculiares.
- Chegando pelo Aeroporto de Lisboa:
Há um guichê de informações turísticas que fornecem mapa da cidade.
- Táxi: melhor pegar os que ficam na porta de “embarque”, não há filas. Subir 1 lance de escada rolante.
- Ônibus (autocarro): Há parada logo na saída (do desembarque) do aeroporto. Consultar percursos e horários
- Chegando pela Estação Oriente:
Se a chegada a Lisboa for em Trem ou Ônibus, provavelmente será na Estação Oriente, daí há Metrô para toda a cidade e também há ônibus (autocarros) ou táxi.
- TRANSPORTE
O metro de liboa é pequeno (com 4 linhas) e não é muito complicado. Você deve adquirir um cartão viva viagem que custa 0,50 € e tem a validade de um ano. Durante este período, o cartão pode ser carregado e reutilizado sempre que necessário.
Os ônibus (autocarros) podem ser pagos diretamente ao motorista ou pode-se utilizar também o cartão viva viagem previamente carregado. Nos pontos de ônibus existem os mapas que mostram quais linhas passam por ali e o percurso. Caso queira ver com atecedência pode consultar: http://www.carris.pt/pt/percursos-e-horarios
Quando puder, andar a pé é sempre muito agradável e os taxis não costumam ser caros, já que as distâncias são curtas!
ONDE FICAR:
- Os Albergues da Juventude são as opções mais em conta sem abrir mão da qualidade, mas é necessário ter o cartão de alberguista para fazer reservas.
- Living Lounge Lisbon : ótima localização e acomodações.
- Há outras opções de Hospedagem e Albergues que podem ser reservados através dos sites de busca, veja também opções no link "SUPER-DICAS"
O QUE CONHECER:
- BELÉM:
Tire pelo menos uma tarde ou um dia inteiro para essa região. Se der tempo visite o CCB ( Centro Cultural de Belém, onde fica o Museu Coleção Berardo) e suba no Padrão dos Descobrimentos, a vista lá de cima é linda.
(MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS)
Para chegar a Belém deve-se pegar um trem na estação “Cais do Sodré” (é preciso comprar o ticket antes de entrar no trem, nas máquinas que ficam na plataforma, ao lado do trem) ou pode-se pegar o bondinho número 15 (lá eles chamam de “Elétrico”) na Praça do Comércio.
(Fonte: viajar.clix.pt)
- CENTRO:
Para conhecer a região central de Lisboa uma opção é descer na estação de metrô “Marques de Pombal” e a partir daí descer caminhando pela Avenida da Liberdade até a Praça do Comércio. É um passeio bonito e no caminho se passa também por pontos turísticos como Restauradores, Rossio e Baixa.
- BAIXA E CHIADO:
Área mais comercial no centro da cidade com bancos e lojas famosas.
Referência: Rua Augusta (de pedestres) que termina na Praça do Comércio e onde fica a Praça do Rossio – vale a pena passear a pé...
Próximo ao Rossio há o Castelo de São Jorge, que fica no morro mais alto da cidade (pode-se subir a pé ou com o bonde 28 que sai do Largo Martim Moniz), a vista da cidade é muito bonita.
Na região da Baixa está também o Elevador de Santa Justa (localizado na rua de mesmo nome) que une a Baixa ao Chiado e ao Bairro Alto. No Chiado está o famoso Café A Brasileira, que tem em sua calçada uma estátua do poeta Fernando Pessoa, que freqüentava o local.
(Fonte: viamichelin.com)
- PARQUE DAS NAÇÕES: (Estação Oriente)
Foi o local projetado para a Expo 98 e hoje abriga atrações culturais, de compras, de entretenimento, além do passeio de teleférico.
Entre elas destacamos:
- FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN: Um dos principais centros de cultura de Portugal.
- CENTRO COMERCIAL COLOMBO: Um dos maiores shoppings da Europa.
- ALFAMA: Bairro tradicional com restaurantes, bares e casas de Fado, ruas estreitas com escadinhas. Bairro íngrime com vistas panorâmicas da cidade.
- BAIRRO ALTO: Bairro muito característico com as ruas estreitas e casas muito antigas é o centro da vida noturna lisboeta, também concentra casas de fado, restaurantes muito bons e bares.
- PAVILHÃO CHINÊS: É um bar de grande destaque na cidade de Lisboa. Lugar curioso para se tomar algo. São 5 salões decorados com milhares de peças de coleção divididas tematicamente pelas salas, desde coleções de soldados, bonecas, fotografias, vasos... Há uma sala com mesas de sinuca. Endereço: Rua dom Pedro V, 89.
- DOCAS:
BUDHA BAR: Disco de musica eletrônica estilo “dance/house”. Também fica próximo às Docas.
O QUE PROVAR
- Pastéis de Belém : A casa fica ao lado do Mosteiro dos Jerônimos, em Belém desde 1837. Ali você irá encontrar os verdadeiros é únicos Pastéis de Belém, seguindo uma receita que é segredo de família. Além de serem uma delícia servidos quentinhos na hora, acompanham muito bem um cafezinho. Outro atrativo é a casa, que é enorme e linda, toda revestida em azulejos, seguindo o padrão da tradicional arquitetura portuguesa. Passeando por ela você ainda poderá ver como é feita a fabricação dos pastéis.
A comida portuguesa é muito saborosa e em geral não costuma ser cara. Quem gosta de bacalhau, frutos do mar e doces pode deliciar-se com os variados tipos principalmente os doces à base de ovos. Para quem é mais chegado em um bom prato de arroz, bife, ovo e batatas fritas é só pedir um “Bitoque” (é o nome desse prato em quase todos os restaurantes lisboetas).
- Solar dos Presuntos. Delicioso restaurante na região da baixa. É possível fazer reserva pelo site e também dar uma olhada no cardápio (ementa). Rua das Portas de Stº Antão, 150 (Junto ao elevador da Lavra).
- João do Grão. Restaurante localizado na região da baixa. Rua Correeiros 222. Mais informações sobre especialidades, horário de funcionamento e formas de pagamento no site.
- Chapitô- Bairro Alfama. Bar/Restaurante com programação cultural.
DICA:
Para saber o que está rolando na cidade, shows, festas, atividades culturais, restaurantes, etc. visite : http://timeout.sapo.pt/
Para saber o que está rolando na cidade, shows, festas, atividades culturais, restaurantes, etc. visite : http://timeout.sapo.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário