Nas viagens para o exterior, a identidade e o CPF serão substituídos pelo passaporte. Ele é sua identificação fora do país.
Para tirar o passaporte, é preciso levar:- Carteira de identidade (maiores de 18 anos) ou certidão de nascimento (menores sem RG);
- Título de eleitor e comprovante de votação nas duas últimas eleições;
- Certificado de reservista (18 a 45 anos);
- CPF;
- Duas fotos 5x7,datadas,recentes e com fundo branco;
- Formulário de requerimento de passaporte modelo 219 e passaporte anterior (no caso de renovação);
- Comprovante do pagamento da taxa em qualquer banco,casa lotérica ou agência do correio,por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), em duas vias. A GRU deve ser preenchida pela internet, no endereço http://www.dpf.gov.br/. Taxa:R$ 89,71.
Com isso em mãos, basta ir aos postos da Polícia Federal.
Perder passaporte fora do País é sinônimo de dor de cabeça. Portanto é aconselhável tirar uma cópia da página 2 do passaporte, que não substitui o original mas ajuda na solução de alguns problemas. Caso isso aconteça, procure rapidamente a embaixada ou o consulado do Brasil.
Outro documento importante é o visto, que é anexado ao passaporte. Ele é exigido por alguns países, como Estados Unidos, México, Canadá, Japão, China, Índia, alguns da Europa Oriental e a maioria dos países da África e da Oceania. Já para os países do Mercosul e da Europa Ocidental, ele não é necessário. Providencie o visto e o passaporte bem antes da data do embarque.
Para obter o visto, você terá de marcar uma entrevista na embaixada ou no consulado do país de destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário